Quais os tipos de sociedade e as diferenças entre elas?

Você está aqui:
tipos de sociedade

Quando se trata de constituição empresarial, existem várias modalidades diferentes e cada uma com suas especificidades, vantagens e desvantagens. Neste artigo, a LZA Consultoria Contábil elencou quais os principais tipos de sociedade e as diferenças entre elas. Confira.

Tipos de sociedade

Para muitos empreendedores, abrir uma empresa representa a realização de um grande sonho. Mas existem questões práticas para serem definidas ao tomar essa decisão, por exemplo: essa empreitada será realizada somente por uma pessoa? Haverá um sócio ou mais? Nesse sentido, entender o que é uma sociedade e quais os tipos é um questionamento importante que vai orientar o futuro dessa empresa.

Definição de uma Sociedade Empresarial

Pode ser definida como uma dupla ou grupo de pessoas que tenham um objetivo comum de exercer determinada atividade econômica, oferecendo serviços ou produtos de forma profissional.

Sociedade Simples

É a modalidade mais básica de sociedade. No passado, também conhecido como sociedade civil, este modelo apresentou como característica principal ter como atividade, exclusivamente, a oferta de prestação de serviços.

Além disso, são os próprios sócios quem oferecem esses serviços. Alguns exemplos de profissionais são médicos, advogados, dentistas, entre outros que tenham sua profissão como a própria atividade empresarial.

Outra característica é que esse é o único tipo de sociedade que não exige registro na Junta Comercial. Sua constituição, alteração ou distrato podem ser feitos diretamente no Cartório de Registros.

Sociedade Limitada

Ou Sociedade LTDA., é uma das modalidades com maior adesão entre os empresários. Neste tipo de sociedade são necessários dois ou mais sócios, que podem aumentar infinitamente e até a inclusão de outras empresas na sociedade é permitida. Para fazer parte, é necessário ter uma cota de participação no capital social do negócio.

Por ser uma modalidade que comumente pode ter muitos sócios, geralmente um deles é eleito como principal administrador e representante legal.

Sociedade Anônima

É um perfil de sociedade recomendado a empresas mais maduras e bem estabelecidas no mercado. Isso torna esse tipo de sociedade um pouco mais complexo que os demais, um exemplo desta complexidade é o capital não poder estar associados a nomes diretos dos sócios, mas a ações. Fora isso, para constituir uma sociedade anônima são necessários ao menos sete acionistas diferentes.

As sociedades anônimas possuem duas categorias:

Capital aberto: nesse contexto, suas ações podem ser comercializadas livremente.

Capital fechado: as ações são comercializadas exclusivamente entre os sócios.

Sociedade Unipessoal

Criada pela Lei da Liberdade Econômica, em 2019, com a finalidade de levar mais autonomia ao empreendedor, ela não exige a inclusão de sócios em sua constituição.

O patrimônio pessoal e empresarial também ficam separados. Assim, no caso de uma dívida pela empresa, os bens pessoais do sócio não estarão comprometidos.

Sociedade Cooperativa

Essa modalidade tem regras bem distintas das outras apresentadas até aqui. Por possuir natureza civil, a empresa não está sujeita a sofrer falência.

São necessárias para a sua constituição ao menos vinte pessoas, a empresa deve atender aos interesses de um grupo específico de pessoas e não ter fins lucrativos.

São estes os principais tipos de sociedade existentes no Brasil. Ficou com alguma dúvida sobre essas modalidades e qual delas melhor se aplica à sua empresa? Fale com a LZA Consultoria Contábil. Nós oferecemos uma ampla gama de serviços fiscais e contábeis e podemos fazer a contabilidade completa do seu negócio. Clique na aba Contato no menu principal e entre em contato com a gente!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp