O que é CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido)?

Você está aqui:
o que é csll

Toda empresa que possui finalidade lucrativa deve pagar um imposto chamado Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que é calculado com base na diferença entre as receitas e as despesas da organização e apresenta uma alíquota que varia de acordo com o tipo de atividade econômica realizada. Saiba o que é CSLL aqui neste conteúdo da LZA Contábil.

Em primeiro lugar, vamos falar para que serve a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. A CSLL é um imposto federal que é pago mensalmente pelas empresas e que se destina ao financiamento da Seguridade Social, composta pela Assistência Social, pela Previdência Social e pela saúde.

Este tributo, instituído pela Lei nº 7.689/1988, constitui-se em uma das principais fontes de arrecadação da União. Agora que você já sabe o que é CSLL, é hora de saber quem deve pagar o tributo e como é calculada a alíquota.

Para a maior parte das empresas, a alíquota padrão é de 9%. Somente empresas financeiras têm uma alíquota mais elevada, que pode chegar a 21%. Para as empresas enquadradas no Simples Nacional, tanto o recolhimento da CSLL como de outros impostos é feito em uma única guia mensal, o DAS. Por isso, não é preciso fazer o cálculo.

Já as empresas que possuem o Lucro Real como regime de tributação devem fazer o cálculo do imposto a trimestre ou a cada mês depois que as receitas, despesas e lucro já foram contabilizados.

O cálculo é baseado no que fica registrado no LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e, em seguida, é só aplicar a alíquota correspondente para chegar ao valor final. Já as empresas enquadradas no Lucro Presumido devem usar como base de cálculo uma porcentagem do faturamento da empresa, as receitas brutas.

O faturamento do trimestre deve ser considerado e depois é necessário aplicar uma alíquota de presunção, que pode variar: 32% para serviços gerais (exceto transportes de carga e serviços hospitalares) e 12% para atividades nos ramos imobiliário, hospitalar, industrial e comercial. Após esse cálculo, se aplica a CSLL em 9 ou 15% para determinar o valor final a ser pago.

Nem todas as empresas devem pagar CSLL, a isenção é dada somente para entidades fechadas de previdência complementar, chamadas de fundos de pensão; entidades beneficentes de assistência social; e sociedades cooperativas.

Além disso, empresas que possuem projetos de investimentos em desenvolvimento social, ambiental e econômico podem ter direito a redução ou isenção da CSLL, dependendo da legislação em vigor em cada estado.

Descobriu o que é CSLL e quer contratar uma empresa especializada para fazer o cálculo deste e outros tributos? Fale agora com a equipe da LZA Consultoria Contábil! Nós fornecemos uma gama completa de serviços fiscais e contábeis tradicionais para tornar seu negócio mais eficiente.

Os nossos profissionais prestam suporte para empresas de diferentes portes e segmentos no que refere a todas as obrigações contábeis e fiscais com os órgãos competentes: cálculo e emissão de guia de impostos; demonstrações contábeis; entrega de todas as obrigações acessórias e suporte com cadastramentos de informações fiscais. Mandei agora uma mensagem pra gente!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp