Como funciona a Escrituração Contábil?

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escrituração contábil

Tendo como uma função uma espécie de “memória” do negócio, a escrituração contábil é um registro financeiro obrigatório por lei. Mas como funciona e quais benefícios pode trazer ao seu negócio? Confira a seguir!

Escrituração Contábil: o que é?

É um processo que registro sistematicamente todas as operações financeiras de uma empresa. E tem seu funcionamento é baseado nas seguintes atividades:  

Levantamento de documentos

Nessa primeira etapa é coletada toda a documentação envolvida nas operações financeiras da organização. Entre os documentos estão: faturas de vendas de produtos ou serviços, notas fiscais, extratos bancários, recibos e contratos.

Classificação e análise de documentos

Aqui, a documentação é classificada conforme o tipo e finalidade. Saber categorizar e analisar com cuidado cada movimentação financeira é fundamental poder determinar sua importância contábil.

Registro Contábil

Baseado no tipo de operações financeiras, elas são lançadas no livro contábil. Existem dois tipos de livros quando se trata de escrituração contábil:

1) Livro Diário: as transações financeiras são registradas em ordem cronológica. Cada entrada traz várias informações como data da operação, valores, tipo de transação e contas envolvidas.  

2) Livro Razão: é utilizado para manter atualizados os registros de contas da empresa. Cada uma dessas contas tem páginas separadas no livro e as transações operações financeiras pertinentes a elas ficam ali registradas. 

Balanço e Conciliação

Geralmente todos os meses, é realizada uma conciliação das contas para se certificar de que os saldos registrados nos livros contábeis estejam certos.

Para isso, são comparados os saldos dos livros com extratos bancários ou outros documentos que sirvam de comprovante.

Auditorias

De tempos em tempos, as empresas podem passar por vistorias internas e externas. Manter os registros de escrituração contábil atualizados pode ajudar a empresa a organizar a apresentação desses dados e de comprová-los.

Demonstrativos Financeiros

Esses documentos são elaborados tendo como referência outros registros como o balanço patrimonial, fluxo de caixa, demonstração de resultados (ou DRE), entre outros que ajudam a avaliar como está o desempenho financeiro da empresa.

Obrigações Fiscais

Os registros feitos em uma escrituração contábil são utilizados para a apresentação de declarações fiscais como o Imposto de Renda, por exemplo, ajudando a empresa a manter sua conformidade contábil e fiscal.

A escrituração contábil é um processo importante para todas as organizações que estejam comprometidas com uma boa gestão financeira. E se a sua empresa precisa de ajuda, conte com a LZA Consultoria Contábil.

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